Cidades Últimas Notícias

Dom Aquino | Justiça Eleitoral amplia horário de atendimento durante revisão eleitoral

Atenção eleitores de Dom Aquino, o horário de atendimento foi ampliado pela Justiça Eleitoral. O posto eleitoral instalado na Câmara Municipal, que funcionava até às 13h30, atenderá o público das 08h às 12h, e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, dias úteis.

 A revisão com cadastro biométrico teve início em Dom Aquino no dia 12 de julho e será finalizado no dia 06 de setembro. Mais de seis mil eleitores estão convocados para fazer o cadastramento biométrico. Quem não atender a convocação terá o título cancelado.

 A chefe de cartório da 12ª Zona Eleitoral, Sheila Lopes de Amorim, explica que a ampliação de horário foi estabelecida para facilitar aos eleitores o acesso a revisão. “O objetivo é facilitar a vida do cidadão/eleitor. Estamos acompanhando a resposta da sociedade de Dom Aquino a essa convocação e serão tomadas medidas necessárias para garantia plena de acesso aos serviços. Pedimos que o eleitor procure nossa unidade de atendimento com brevidade. É importante não deixar para fazer a revisão nos últimos dias e evitar a formação de filas extensas”.

 Todos os eleitores, inclusive os que possuem mais de 70 anos e os analfabetos, estão obrigados a participarem da revisão. É necessário levar um documento de identidade oficial (RG, Carteira de Trabalho, Carteira profissional, CNH e outros definidos em lei), comprovante de endereço e, caso tenham, CPF e título de eleitor. No caso de emissão do primeiro título eleitoral para homens com mais de 18 anos, é necessário também apresentar comprovante de quitação militar.

 Com o título cancelado o eleitor fica impedido de obter a certidão de quitação eleitoral. Esse documento é necessário para o exercício de diversos direitos civis, entre eles: inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles; obter passaporte ou carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias.

 

 

 

 

 

Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *