A edição 2019 da Black Friday confirmou as expectativas do comércio em Rondonópolis. A reboque do saldo positivo nacional, no município o volume de consultas deste ano registrou aumento 2,5% em relação ao movimento do dia no ano passado.
No total contabilizado em todo o mês de novembro deste ano, a reação do varejo também foi positiva com crescimento nas consultas de 6,5% na comparação com igual período de 2018. A antecipação das promoções da Black Friday pode ter impactado nos números positivos da última semana de novembro. Algumas lojas estenderam as ofertas para a primeira semana de dezembro de olho nos consumidores que receberam a primeira parcela do 13º salário e outros que sacaram o FGTS.
“O comércio vem apresentando bons resultados em 2019 na comparação com as mesmas datas sazonais de 2018, não só na Black Friday. Isso é o que todos nós esperávamos por conta da melhora da economia. Ano passado foi um período difícil e ao longo deste ano o foco é a recuperação. Ainda que não estejamos nos melhores patamares, esta reação pequena já pode ser considerada significativa”, analisa o presidente da CDL de Rondonópolis, Thiago Sperança. “Estes números agora reforçam o otimismo do comércio rondonopolitano para as vendas de Natal. A data mais importante para o setor se aproxima em meio a um momento de boas projeções”, completa.
Brasil
Em todo o Brasil, as vendas da Black Friday 2019 animaram o comércio. Neste ano, o movimento dentro das lojas foi maior que o registrado em 2018. Eletrodomésticos, eletrônicos e vestuário puxaram os números para cima.
Nos dados nacionais apurados por empresas especializadas, o volume de vendas nas lojas físicas cresceu 16% na comparação com o mesmo período em 2018. O destaque em 2019 ficou com a região Norte do Brasil, que registrou aumento de 44% no volume total de vendas na Black Friday deste ano.