Destaque Últimas Notícias

Antigo lixão de Pedra Preta será transformado em área verde

A Prefeitura de Pedra Preta, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Secretaria de Viação e Obras Públicas iniciou o processo de preparação do verde da área de 3 hectares, onde funcionava o antigo “lixão” do município.

Toneladas de resíduos foram retirados do terreno, que agora recebe as últimas camadas de solo limpo. O próximo passo será a recuperação da vegetação. “A gestão Nelson Orlato/Iraci, venceu mais esse grande desafio. Com apoio irrestrito do nosso prefeito Nelson Orlato, dos secretários Agilmar Raimundo da Silva e Enio Luiz Polga e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente iniciamos a recuperação dessa área que era um problema de muitos anos. Hoje temos uma destinação correta para nossos resíduos e conseguimos acabar com aquelas cenas horríveis do lixão”, conta Iraci Souza, vice-prefeita.

O fechamento do local e recuperação da área tirou do papel o TAC- Termo de Ajuste de Conduta, firmado em 2014 com o Ministério Público Estadual, com gestões anteriores.

Outras ações

A atual gestão também acabou com um lixão clandestino, numa área pública no Jardim Morumbi. O local foi cercado e vai receber resíduos classe A, que serão transformados em asfalto para os bairros São Pedro Apóstolo e Dois Irmãos. Assim que o trabalho de pavimentação estiver concluído, o espaço passará por uma nova transformação. Os moradores do Morumbi e região ganharão um local para lazer.

Além de levar a sério questões sanitárias e ambientais, a Prefeitura de Pedra Preta mostra que é possível reduzir a agressão ao meio ambiente e promover renda. Um bom exemplo são as oficinas de sabão ecológico. A parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Associação Mãos Talentosas viabiliza cursos nos bairros da cidade e zona rural. A matéria base para a produção do sabão é o óleo de cozinha usado. O trabalho já qualificou mais de cem famílias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *